Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações (PPGEET), reformulado em 2013 a partir do Programa Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações, é reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e avaliado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES. Seu corpo docente é formado, atualmente, por 26 doutores permanentes, titulados no Brasil e no exterior, além de 2 doutores colaboradores.

O programa conta com o apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ, sob a forma de bolsas de estudo e de projetos de pesquisa. Além disso, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos com o apoio da ANEEL, Furnas Centrais Elétricas, Petrobras, LIGHT S.A., RNP, FIRJAN, ENEL, dentre outros.            

Coordenador 

Vitor Hugo Ferreira 

Vice-coordenador

Andres Pablo Lopez Barbero

Últimas Notícias

Convidamos a todos para defesa de Dissertação de Mestrado do discente Bruno […]
Convidamos a todos para defesa de Dissertação de Mestrado do discente Matheus […]
Convidamos a todos para defesa de Qualificação de Doutorado da discente Amanda […]
Convidamos a todos para defesa de Dissertação de Mestrado do discente Renato […]

História

As atividades de pós-graduação ligadas ao PPGEET tiveram início em 1984, com a oferta do Curso de Especialização em Fibras Óticas (pós-graduação lato sensu) no Departamento de Engenharia de Telecomunicações (TET-UFF), iniciativa pioneira até em caráter nacional. O sucesso do curso levou a sua reedição em várias versões sucessivas até meados dos anos 1990. O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFF – PET foi criado em 2004, com uma área de concentração em “Sistemas de Telecomunicações”, reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e avaliado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES.

Em 2012, iniciou-se uma reestruturação do Programa, que, em 2013, passou a abranger mais uma área de concentração: “Sistemas de Energia Elétrica”. A reformulação foi aprovada pela CAPES, resultando em um corpo docente inicial com treze docentes permanentes e denominado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações – PPGEET. Em 2018, a proposta APCN para o curso de Doutorado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações foi aprovada pela CAPES.

Assim, o programa, ao longo de toda a sua história, visa estimular a pesquisa de ponta e a formação de profissionais qualificados de engenharia elétrica e de telecomunicações com o nível de Mestrado e Doutorado.



Laboratório de Fibras Óticas do TET/UFF em 1988, uma das iniciativas que deu origem ao PPGGET. Na foto, a prof. Hypolito José Kalinowski à frente dos profs. Andrés Pablo Lopez-Barbero e Tarcísio Martins Dantas, então estudantes em Iniciação Científica. Na bancada, um amplificador lock-in valvulado, de meados da década de 1950, um controlador de modulador fotoelástico e computadores Apple IIe, que permitiam digitalizar sinais através da porta de joystick (analógico).

Áreas e Linhas de Pesquisa

As atividades do curso de mestrado estão concentradas em duas áreas

Sistemas de Telecomunicações 

Objetiva o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento de diversas técnicas utilizadas para planejar, especificar, projetar, construir, operar e administrar os diversos sistemas de telecomunicações, incluindo transmissão de sinais, redes, propagação, comunicações óticas, dispositivos e equipamentos utilizados em telecomunicações, integração de sistemas complexos de telecomunicações, e outras correlatas, bem como técnicas auxiliares, incluindo-se as disciplinas básicas que sejam necessárias. Refere-se, principalmente, aos sistemas de telecomunicações clássicos e de última geração e às técnicas utilizando sinais digitais, sem excluir a consideração de técnicas analógicas, onde isso faça sentido atualmente. Contempla, atualmente, três linhas de pesquisa e diversas disciplinas oferecidas.

O objetivo geral é o estudo dos diferentes aspectos referentes a sistemas de comunicações ópticos e de sensores a fibras ópticas. De forma específica, através de estudos, experimentos e modelagens numéricas, que se complementam harmonicamente, vem-se atuando nos temas: sistemas ópticos a fibras de sílica, sistemas para curtas distâncias baseados em fibras ópticas plásticas, amplificadores ópticos, dispositivos a fibras ópticas plásticas, sensores a fibras ópticas, assim como a integração de tecnologias correlatas e consagradas como a acusto-óptica e a MicrowavePhotonics. Adicionalmente, a equipe da Linha de Pesquisa vem adquirindo competência no desenvolvimento de equipamentos com eletrônica embarcada microprocessada.

O objetivo geral é o estudo da propagação das ondas eletromagnéticas no canal rádio, técnicas de transmissão e recepção de sinais, desenvolvimento de dispositivos e antenas para altas frequências em tecnologia impressa e estudos dos algoritmos de compressão de dados, análise e síntese de sinais de voz, vídeo e imagens digitais e reconhecimento de voz e de locutor. Especificamente, o comportamento da propagação rádio móvel, nos diversos ambientes, é estudado através da modelagem, caracterização e simulação do canal, incluindo: cobertura, estatísticas de sinal e dispersão temporal e espectral. Complementando, também são estudadas as técnicas de recepção ótima através de esquemas de diversidade, MIMO e codificadores mais apropriados para as comunicações sem fio, equalizadores e técnicas de modulação/demodulação usando multiportadora. Além disso, são realizados e implementados projetos de circuitos de alta frequência em tecnologia de circuito impresso.

Nesta linha, são estudados os fatores que afetam a qualidade de serviço e de experiência, além do uso eficiente dos canais de comunicação, destacando-se controle de erros, protocolos de comunicação de dados, novas arquiteturas de rede, controle e gerência de redes multimídia. Inclui novos avanços em redes sem fio e redes de sensores, redes definidas por software, segurança, sistema multimídia, redes elétricas inteligentes (smart grids) e Internet do futuro. Os tópicos de interesse são agrupados em cinco temas, sendo eles: Multimídia em Redes de Computadores; Segurança em Redes de Computadores; Programabilidade, Virtualização e Redes de Computadores de Nova Geração; Redes Desafiadoras; e Internet das Coisas.

Sistemas de Energia Elétrica

Objetiva o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento das mais modernas técnicas utilizadas para dar suporte à expansão e à continuidade de fornecimento de energia com qualidade, permitindo planejar, especificar, projetar, construir, operar e administrar os sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica, bem como apoiar processos industriais, incluindo: o desenvolvimento de métodos de previsão para o auxílio à tomada de decisão nos horizontes de planejamento da expansão e da operação de sistemas elétricos; simulações computacionais de sistemas elétricos envolvendo condições de regime permanente e transitórios; o estudo da digitalização das instalações do sistema elétrico e seus impactos; o estudo do impacto da inserção de novas fontes de geração no sistema; estudos das condições operativas do sistema através da análise e monitoramento de variáveis de relevância para o sistema elétrico, incluindo técnicas de controle e estimação de estados; estudos de mitigação de perdas técnicas e não-técnicas; estudos de sensoriamento e monitoração da qualidade do fornecimento de energia; estudo da inserção de novas tecnologias, tais como a inserção do carro elétrico; modelagem de máquinas de pequeno e grande porte, motores especiais, incluindo o seu acionamento eletrônico; o estudo e análise de dispositivos elétricos utilizados em sistemas elétricos de potência; o estudo e aplicação dos materiais supercondutores no desenvolvimento de diversos dispositivos e equipamentos elétricos, como transformadores, cabos, motores/geradores, acumuladores de energia elétrica e limitadores de corrente de curto-circuito, e; o estudo de aplicação e desenvolvimento de elementos ativos controlados com uso de chaves eletrônicas semicondutoras de potência no sistema elétrico.

Esta linha de pesquisa está dedicada ao estudo de problemas de sistemas de energia elétrica, através de obtenção inteligente de dados, desenvolvimento de modelos matemáticos e implementação computacional, ou seja, promove o desenvolvimento de novos algoritmos, métodos numéricos, modelos computacionais, critérios, procedimentos e técnicas de simulação, buscando novas e melhores soluções que otimizem aspectos econômicos, sociais, de adequação, de segurança, de qualidade e continuidade relacionados aos sistemas elétricos. Está focado na integração das mais modernas técnicas de sensoriamento que propiciam o uso de ferramentas, tais como técnicas de otimização, inteligência computacional, aprendizado de máquina e metaheurísticas. Atualmente, como projetos de pesquisa em desenvolvimento podem ser citados: desenvolvimento de métodos de previsão para o auxílio à tomada de decisão nos horizontes de planejamento da expansão e da operação de sistemas elétricos; estudo do impacto da inserção de novas fontes de geração no sistema; estudos das condições operativas do sistema através da análise e monitoramento de variáveis de relevância para o sistema elétrico, incluindo técnicas de controle e estimação de estados; desenvolvimentos computacionais de metodologias de análise e modelagem voltadas para dinâmica e controle, transitórios eletromagnéticos, ressonância subsíncrona, distorção harmônica ou estabilidade de tensão; simulações envolvendo fasores dinâmicos; estudos do desempenho dinâmico de FACTS e elos de corrente contínua (HVDC), incluindo análise de interações adversas, ajuste coordenado e o problema de múltiplas alimentações HVDC (multi-infeed); computação de alto desempenho na simulação de sistemas de potência; utilização de unidades de medição fasorial (PMU); estudo da digitalização das instalações do sistema elétrico e seus impactos.

O desenvolvimento e aperfeiçoamento dos dispositivos elétricos são de fundamental importância para a evolução e ampliação dos sistemas elétricos de potência. Dessa forma, esta linha de pesquisa se dedica ao estudo e análise de máquinas e dispositivos elétricos através do desenvolvimento de modelos matemáticos e simulações utilizando métodos numéricos como, por exemplo, o método dos elementos finitos. São estudadas e modeladas máquinas de pequeno e grande porte, motores especiais, incluindo o seu acionamento eletrônico, e a utilização de novos materiais. Este último aborda a investigação, estudo e aplicação dos materiais supercondutores no desenvolvimento de diversos dispositivos e equipamentos elétricos, como transformadores, cabos, motores/geradores, acumuladores de energia elétrica (SMES e Flywheel) e limitadores de corrente de curto-circuito.

Laboratórios

A infraestrutura do Programa é composta por laboratórios utilizados por pesquisadores, alunos de mestrado e alunos de graduação para a realização de diversos projetos e demandas afins. Entre esses, destacam-se:

LMSE

Laboratório de Modelagem Computacional de Sistemas de Energia Elétrica

LE

Laboratório de Eletrônica

LGPCAME

Laboratório do Grupo de Pesquisa em Controle Avançado de Máquinas Elétricas

LaCOp


Laboratório de Comunicações Ópticas

LaPEC 

Laboratório de Projetos em Eletrônica e Computação

LAProp

 Laboratório de Propagação

LABLUX 

 Laboratório de de Luminotécnica

SuperLab 

Laboratório de Supercondutividade Aplicada

MídiaCom

  Laboratório de Comunicação de Dados Multimídia

NITEE 

 Núcleo de Inovação Tecnológica em Engenharia Elétrica

LETD 

 Laboratório de Estudos de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

FRIENDS Lab

 Flexible, Resilient and Intelligent Energy Delivery System Lab

LabPEP

Laboratório de Pesquisa em
Eletrônica de Potência

LabGen

Laboratório de Ensino e Pesquisa em
Redes de Nova Geração