Pesquisa

 

2014 – Atual

 Modelagem Energética do Uso de Concentradores Solares para Geração de Energia Elétrica no Brasil

Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar o potencial de geração de energia elétrica em larga escala, a partir de tecnologia solar CSP para fornecer eletricidade ao sistema interligado nacional. O foco é analisar, em especial, a viabilidade técnico-econômica da construção deste tipo de tecnologia no estado do Rio de Janeiro considerando as diferentes tecnologias dos sistemas concentradores solares e diferentes formas de armazenamento de energia térmica.

Coordenador: Bruno Soares Moreira Cesar Borba.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Uso de Novas Tecnologias para o Setor Transportes Através de Competições de Veículos Elétricos

Descrição: Este projeto tem como objetivo aplicar conhecimentos teóricos e difundir o uso de novas tecnologias para o setor de transportes através do desenvolvimento e participação em competições de veículos elétricos.

Coordenador: Bruno Soares Moreira Cesar Borba.

Pesquisadores: Vitor Hugo Ferreira, Jose Andres Santisteban Larrea e Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil

Descrição: Este projeto tem por objetivo produzir estimativas mais recentes, e integradas, para as projeções do consumo energético e emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil (horizonte 2035 e 2050), os potenciais de mitigação em setores específicos e as curvas de custos marginais de abatimento relacionadas com estes setores. Os setores-chave da economia, que serão analisados neste projeto em parceria com outras instituições públicas de ensino, incluem: indústria, energia, transportes, residencial e serviços, LULUCF, gestão de resíduos e outras alternativas Inter setoriais.

Coordenador: Bruno Soares Moreira Cesar Borba.

Pesquisadores: Daniel Henrique Nogueira Dias e Alunos.

Financiador(es): Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

2012- Atual

VTR 1000 - Medidor de Tensão de Passo para Subestações

Descrição: Desenvolvimento de equipamento para medir tensão de passo em subestações para verificar as condições de segurança ao se transitar no pátio.

Coordenador: Andres Pablo Lopez Barbero.

Pesquisadores: Henrique de Oliveira Henriques, Sidney Bragantine Germano, Odair Xavier e Alunos.

2010 - 2014

Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes baseados em sensores a fibra óptica para Transformadores de Potência

Descrição: Desenvolver um protótipo de um sistema óptico inteligente inovador utilizando fibra óptica para medir/monitorar em tempo real as descargas parciaisde transformadores de potência antigos que já estejam em operação na concessionária. Instrumentar, em Laboratório, um transformador de baixa potência, em tensão reduzida.

Coordenador: Henrique de Oliveira Henriques.

Pesquisadores: Marcos da Rocha Vaz, Andres Pablo Lopez Barbero e Ricardo Marques Ribeiro.

Financiador(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

2010 - Atual

Tecnologia USTDR (UltraSonic Time-Domain Reflectometer) para detecção e localização de vazamento de óleo isolante em linhas subterrâneas de 138 kV

Descrição: Sistema capaz de detectar e localizar fissuras, onde ocorre vazamento de óleo isolante, na capa externa de linhas de transmissão subterrânea de 138 kV da Light, baseado na geração de pulsos ultrasônicos e/ou ondas acústicas superficiais combinados. O processamento será feito localmente e o resultado será enviado por telemetria a Central da Light.

Coordenador: Henrique de Oliveira Henriques

Pesquisadores: Marcos da Rocha Vaz, Andres Pablo Lopez Barbero, Ricardo Marques Ribeiro, Wagner da Silva Zanco, Tarcísio Martins Dantas e Alunos.

2013 - Atual

Sistema Inteligente para Diagnóstico de Faltas em Linhas de Transmissão

Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de um ambiente computacional integrado para gestão técnica de empreendimentos de transmissão, com foco na análise e diagnóstico de perturbações em linhas de transmissão. Utilizando técnicas de Inteligência Computacional e Reconhecimento de Padrões, este sistema subsidiará o processo de tomada de decisão nos centros de operação da concessionária por meio da geração de relatórios com a detecção do instante de falta, classificação do tipo de falta e ainda uma estimativa da localização do defeito na linha de transmissão em análise. Além de reduzir o tempo de restauração da função em virtude da identificação e localização de uma dada falha, permitindo direcionar de forma mais adequada equipes de campo para re-estabelecimento do sistema, o uso de técnicas de mineração de dados irá embasar a elaboração de medidas preventivas e corretivas tendo em mente o decremento das taxas de indisponibilidade da função transmissão em estudo.

Coordenador: Vitor Hugo Ferreira.

Pesquisadores: Marcio Zamboti Fortes, Guilherme Gonçalves Sotelo, Julio Cesar Stacchini de Souza, Carlos Henrique Costa Guimarães, Sergio Gomes junior e Alunos.

2010 – Atual

Avaliação de Qualidade de Energia em Reatores Eletrônicos e Lâmpadas Fluorescentes Compactas.

Descrição: Este projeto objetiva conhecer, avaliar a qualidade de energia em equipamentos de iluminação e buscar alternativas para os distúrbios (em especial, harmônicos) gerados por equipamentos de iluminação disponíveis no mercado. Especial atenção é dada aos reatores eletrônicos e Lâmpadas Fluorescentes compactas, devido a grande diversidade de produtos encontrados no mercado.

Coordenador: Marcio Zamboti Fortes.

Pesquisadores: Tadeu Lima dos Santos, Erick Scabelo Entringer, Felippe Benarroz de Magalhães, Lais Felinto Pereira, Jose Ernesto Viqueti Fassarela, Guilherme Pereira Brandão, José Antônio Bento de Andrade e Alunos.

Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4

2010 - Atual

Técnicas de Medição para Ações de Eficiência Energética e Avaliação de Qualidade da Energia

Descrição: Identifica-se uma nova realidade nas organizações onde soluções eficientes aplicadas a redução de consumo foram implementadas. Os sistemas inicialmente implantados não estão, em muitos casos, em funcionamento por diversas causas, entre elas citam-se: problemas de manutenção (reposição de peças), dissolução dos grupos internos de conservação de energia, aplicação indiscriminada de ações de conservação por todos os profissionais da empresa (não concentrando informações e resultados), aplicação de técnicas de automação para medição sem divulgação aos técnicos e de uma forma mais especifica a ausência de equipamentos de medição para a confirmação dos ganhos energéticos (auditoria energética). Este projeto objetiva identificar por medições, se o projeto implantado ainda esta atingindo os resultados energéticos idealizados. Objetiva-se também avaliar a qualidade de energia em instalações industriais e/ou equipamentos aplicados com intuito de melhoria do consumo de energia.

Coordenador: Marcio Zamboti Fortes.

Pesquisadores: Tadeu Lima dos Santos, Erick Scabelo Entringer, Felippe Benarroz de Magalhães, Lais Felinto Pereira, Jose Ernesto Viqueti Fassarela, Guilherme Pereira Brandão, José Antônio Bento de Andrade e Alunos.

Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 9

2012 - Atual

Robótica Educacional como Ferramenta de Difusão e Popularização da Engenharia no Ensino Fundamental e Médio

Descrição: As atividades relacionadas à divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia no âmbito dos ensinos fundamental e médio no Brasil ainda são incipientes, sendo promovidas basicamente através de ciclos de palestras e feiras de ciências. A difusão do uso de Computação entre as diferentes faixas etárias e classes sociais traz consigo a necessidade de atividades lúdicas que despertem o interesse dos alunos nestas etapas do ensino pelos segmentos tecnológicos da carreira profissional. Por outro lado, a crescente demanda por engenheiros exige o aumento da interação entre a Universidade e os demais segmentos do ensino visando atrair um quantitativo maior de alunos para esta área de atuação. Neste contexto, este projeto tem por objetivo a disseminação da Ciência e Tecnologia entre os alunos do ensino fundamental e médio por meio da promoção de competições de Robótica Educacional na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estas competições serão disputadas por equipes formadas por alunos dos ensinos fundamental e/ou médio, as quais serão lideradas por discentes do curso de graduação em Engenharia Elétrica. Tais atividades podem servir de estímulo e preparação para a participação de equipes de Niterói e São Gonçalo na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada anualmente com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Atividades preparatórias para competição também são vislumbradas, incluindo a participação ativa dos alunos dos ensinos fundamental e médio nos laboratórios da Escola de Engenharia da UFF e sua interação com os alunos dos cursos de graduação da referida Unidade..

Coordenador: Vitor Hugo Ferreira.

Pesquisadores: Marcio Zamboti Fortes, Guilherme Gonçalves Sotelo, Daniel Henrique Nogueira Dias, Julio Cesar Stacchini de Souza, Bruno Henriques Dias e Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

Número de produções C, T & A: 1

2012 - Atual

Popularização do uso de fontes alternativas através do desenvolvimento de barcos movidos à energia solar

Descrição: Este projeto tem como objetivo difundir o uso de fontes alternativas de energia através da participação em competições de barcos movidos à energia solar. O aumento da demanda por energia elétrica aponta para a diversificação da matriz energética, que aliado à necessidade de preservação do meio ambiente favorece as pesquisas envolvendo fontes renováveis para geração de energia. Dentre as fontes alternativas para geração de energia elétrica, o uso das células fotovoltaicas vem sendo ampliado nos últimos anos. Com o intuito de divulgar o uso de fontes alternativas de energia para a sociedade, de estimular o ensino de engenharia para estudantes universitários e o ingresso de futuros alunos nos cursos das áreas tecnológicas, vem sendo realizadas competições com barcos movidos à energia solar. Diversas equipes compostas por professores e estudantes de nível médio e superior vêm participando de desafios com barcos solares, cujos resultados vêm mostrando que este tipo de atividade pode contribuir fortemente para a difusão e popularização, não apenas da tecnologia solar fotovoltaica, mas também de aplicações das engenharias: elétrica, naval, mecânica, eletrônica, computação, telecomunicações e desenho industrial.

Coordenador: Daniel Henrique Nogueira Dias.

Pesquisadores: Marcio Zamboti Fortes, Geraldo Martins Tavares, Guilherme Gonçalves Sotelo, Luiz Eduardo Bittencourt Sampaio, Domingos de Farias Brito David, Fransico Varejão Marinho e Alunos.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

2013 - Atual

Construção da Memória Técnica e Produção Acadêmica Referente às Atividades do Projeto Cidade Inteligente de Búzios

Descrição: Este projeto tem como escopo principal a produção e disseminação de conhecimento técnico-científico através da produção de material técnico relacionado às atividades incluídas no projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em execução pela AMPLA Energia e Serviços S.A. intitulado Cidade Inteligente Búzios. O material técnico em questão, incluindo artigos científicos, procedimentos de trabalho, procedimentos de segurança, propostas de normas (internas e externas), relatórios técnicos contemplando a avaliação e acompanhamento de indicadores de desempenho, dentre outros, será produzido por alunos do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFF sob a supervisão e orientação de professores do referido curso juntamente com profissionais da área técnica da AMPLA Energia e Serviços S.A. Diante da característica multidisciplinar do referido projeto e das habilidades e competências da equipe envolvida, o escopo deste projeto estará limitado às atividades diretamente relacionadas à área de Engenharia Elétrica, não incluindo os aspectos sociais e ambientais inseridos no contexto do projeto Cidade Inteligente Búzios.

Coordenador: Vitor Hugo Ferreira.

Pesquisadores: Marcio Zamboti Fortes e Alunos.

Número de produções C, T & A: 9

2011 - Atual

Fluxo de Potência Ótimo considerando Restrições de Segurança Estática via Algoritmos Meméticos

Descrição: A segurança de um sistema de potência pode ser entendida como a capacidade de um sistema manter sua estabilidade na ocorrência de algumas perturbações estabelecidas previamente, ou seja, uma lista de contingências pré-selecionadas. Sob o ponto de vista da segurança, a determinação de um ponto de operação econômico e seguro de um dado sistema elétrico de potência residem na definição de um conjunto de controles que minimizam os custos de operação e que simultaneamente garantam a manutenção da estabilidade do sistema na ocorrência de cada contingência especificada. Este problema pode ser formulado como um problema de otimização conhecido como fluxo de potência ótimo considerando restrições de segurança (FPOCRS). Este projeto tem por objetivo a pesquisa e desenvolvimento de algoritmos meméticos combinando algoritmos evolutivos como estratégia global juntamente com estratégias de otimização local como ferramenta de refinamento, dando origem a uma alternativa de solução do problema de FPOCRS. Neste trabalho inicialmente serão considerados somente aspectos de segurança estática. Os métodos de otimização serão implementados em MATLAB® e testados utilizando dados de sistemas teste acadêmicos e reais em ambiente de simulação MATLAB® utilizando a toolbox PSAT. Este projeto vem sendo desenvolvido com recursos do Edital FAPERJ APQ1 - Auxílio à pesquisa básica 2011/01..

Coordenador: Vitor Hugo Ferreira.

Pesquisadores: Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

2010 - Atual

Modelos Neurais Autônomos para Previsão de Carga por Barramento

Descrição: A previsão de carga apresenta importância vital para a operação e o planejamento confiável, seguro e econômico de sistemas de potência. Vários modelos vêm sendo propostos para abordagem deste problema ao longo das últimas quatro décadas, entretanto de uma maneira geral estas propostas requerem intervenção constante de especialistas na modelagem, no que tange tanto à definição das variáveis explicativas quanto da estrutura dos modelos. Neste contexto, o desenvolvimento de sistemas neurais de previsão de carga para níveis inferiores em sistemas de potência, como previsão por barramento, fica comprometido, visto que seria necessária a análise individual, por parte de especialistas, de cada barra do sistema em estudo. Previsores neurais autônomos, incluindo procedimentos automáticos para seleção de entradas, regularização e definição da estrutura, foram propostos recentemente para previsão de carga. Estas metodologias apresentam uma série de questões em aberto, como, por exemplo, ferramentas para definição automática do conjunto inicial de entradas a partir do qual são selecionadas aquelas mais relevantes e métodos para agrupamento automático dos dados, visando principalmente a detecção autônoma de dados discrepantes ou outliers. Assim, neste projeto serão pesquisadas técnicas baseadas na teoria do caos e na teoria da informação visando obter uma metodologia para seleção do conjunto inicial de entradas. Com o intuito de desenvolver técnicas automáticas de agrupamento e seleção de dados, métodos de clusterização automática também serão desenvolvidos.

Coordenador: Vitor Hugo Ferreira.

Pesquisadores: Alexandre Pinto Alves da Silva e Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

2009 - Atual

Modelos Neurais Autônomos para Modelagem Matemática de Problemas em Sistemas Elétricos de Potência

Descrição: Ao longo dos últimos anos a literatura tem mostrado o sucesso da aplicação de Redes Neurais Artificiais em complexos problemas multivariados envolvendo bases de dados de cardinalidade elevada na área de Sistemas Elétricos de Potência. Um dos fatores que explicam este êxito consiste na elevada flexibilidade e capacidade de aproximação deste tipo de modelo, visto que, dado um número suficiente de neurônios na camada oculta, modelos neurais podem aproximar com precisão arbitrária qualquer função contínua. Além disso, ao contrário dos modelos lineares clássicos, as Redes Neurais Artificiais apresentam poucas premissas básicas a serem verificadas, aumentando assim a sua robustez. Neste contexto, este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo e desenvolvimento de modelos neurais autônomos e sua avaliação como ferramenta de modelagem de problemas em Sistemas Elétricos de Potência, tais como Diagnóstico de Sistemas de Potência, Previsão de Séries Temporais (Carga, Vazão, Preço da Energia e Energia dos Ventos) e Estimação de Estados. Este projeto é financiado atualmente pelo CNPq com recursos do Edital Universal 14/2013.

Coordenador: Vitor Hugo Ferreira.

Pesquisadores: Alexandre Pinto Alves da Silva, Julio Cesar Stacchini de Souza, Milton Brown do Coutto Filho e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 11.