Pesquisa

 

2014 - Atual

Desenvolvimento Experimental de Receptor Acústico Baseado em Rede de Bragg em Fibra Óptica para Comunicação Submarina

Descrição: Será desenvolvido um sensor óptico, baseado em Grades de Bragg, para uso em comunicações submarinas. A pesquisa será focada no encapsulamento do sensor de forma a aumentar a sensibilidade da Grade de Bragg às ondas acústicas.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Ricardo Marques Ribero, Vinicius Nunes Henrique Silva, Thiago V. N. Coelho, Alexandre Bessa (UFJF), Wagner da Silva Zanco, Alexander Cascardo Carneiro, Pressley da Silva Xavier e Alunos.

 2013 - 2015

Instalação de um sistema de ablação por laser no IF-UFF (FAPERJ)

Coordenador: Dante Ferreira Franceschini.

Pesquisadores: Andrés Pablo López Barbero, Roberto Bechara Muniz .

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2013 - Atual

Cooperação Científica e Tecnológica entre Brasil e França para o Desenvolvimento de Tecnologia de Cristais Líquidos para Aplicações Estratégicas.

Descrição: Atração de jovens Talentos - Vinicius Nunes Henrique Silva Chamada N 70/2013 Bolsa de Atração de Jovens Talentos - BJT - MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs / Linha 2 - Bolsa de Atração de Jovens Talentos - BJT.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Sydney Bragantine Germano, Wagner da Silva Zanco, Ricardo Marques Ribeiro, Vinicius Nunes Henrique Silva e Alunos.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2012 - Atual

Desenvolvimento Teórico e Experimental de Técnica de Interrogação de Sensores Ópticos Baseados em LPG´s e FBG´s.

Descrição: Esta proposta visa principalmente o desenvolvimento teórico e experimental de uma nova técnica de interrogação de sensores baseados em Grades de Bragg convencionais (FBG´s) e de período longo (LPG´s). A técnica de interpretação dos sinais ópticas provenientes da interrogação ótica é inédita, até onde é de conhecimento do proponente. A técnica tem como principal vantagem, além de ser auto-referenciada, possuir uma faixa dinâmica muito maior quando comparadas com outras existentes na literatura. Assim, equipamentos que venham a fazer uso desta técnica poderão ser mais simples e de menor custo que similares existentes. O desenvolvimento da técnica é parte dos benefícios obtidos através do último convenio de cooperação com a Universidade do Porto. Portugal, através de co-financiamento entre o CNPq e o FCT, no qual pudemos compartilhar experiências, conhecimento e contribuir sensivelmente para a literatura disponível sobre o assunto. Através de um orçamento bastante reduzido, em função da infraestrutura existente em nosso laboratório, LaCOp, mostraremos que há expectativa de curtíssimo prazo para a inserção da tecnologia aqui desenvolvida nos sistemas de produção locais de nossa Instituição, através de aplicações imediatas na área de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Ricardo Marques Ribeiro, Odair da Silva Xavier, Alexandre Bessa, Pedro Flores, Wagner da Silva Zanco, Sydney Germano Bragantine e Alunos.

Financiador (es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de orientações: 1

 2010 - 2012

Estudo e desenvolvimento de sensores ópticos para a monitorização remota de parâmetros ambientais.

Descrição: Este projeto teve como objetivo o apoio à formação de recursos humanos na tecnologia de sensoriamento utilizando fibras ópticas e o incremento da colaboração científica e tecnológica na área de sensoriamento remoto para a monitoração de parâmetros do ambiente principalmente de parâmetros químicos.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Maria Thereza Rocco, Maria José Pontes, Marcelo Segatto, Maria Aparecida Martinez, Maria Thereza Rocco Giraldi, Ricardo Marques Ribero, J.C. W.A. Costa, M. B. Marques, O. Frazao, Jose Luiz Santos, Jose Manuel Baptista, Rubens Farias, Ireneu Manuel Silva Dias, Pedro Alberto da Silva Jorge e Alunos.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3

2009 - 2011

Monitorização remota de parâmetros ambientais através de sensores de fibra óptica.

Descrição: Este projeto teve como objetivo principal o incremento da colaboração científica e tecnológica na área da optoeletrônica, mais concretamente na área da monitoração ambiental através de sensores de fibra óptica, e na área das comunicações ópticas e de radiofreqüência para a transmissão de dados.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Maria José Pontes, Marcelo Segatto, Maria Aparecida Martinez, Maria Thereza Rocco Giraldi, Ricardo Marques Ribero, J.C. W.A. Costa, M. B. Marques, O. Frazao, J. P. Carvalho, Jose Luiz Santos, Jose Manuel Baptista e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3

2014 - Atual

Desenvolvimento de um Receptor Acusto-FotônicoUltra-Sensível para Aplicações em Comunicações e Monitoramento.

Descrição: O objetivo aqui é desenvolver experimentalmente um receptor acusto-fotônico para aplicações em comunicações acústicas digitais e monitoramento que deverá apresentar uma sensibilidade extraordinária e largura de banda ajustável em até 17 MHz. A largura de banda fica apenas limitada pelo sub-módulo de foto-detecção utilizado. O receptor será baseado em um interferômetro compacto a fibra óptica tipo MMI (Multi-ModeInterference ou modalmétrico) em seu front-end. O referido front-endmodalmétrico constitui-se em num interferômetro de apenas um caminho óptico, que em decorrência disto é quase que imune às influências térmicas. Isto confere ao modalmétrico uma grande vantagem sobre outros tipos de sensores. O receptor proposto incorpora ao núcleo MMI três aperfeiçoamentos e duas inovações capazes de conferir ao dispositivo um caráter absolutamente original, nunca descrito em artigos, patente ou na literatura em geral.

Coordenador: Ricardo Marques Ribeiro.

Pesquisadores: Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Material de Ensino para Sistemas de Comunicações Rádio-sobre-Fibra (ME-RoF).

Descrição: A proposta é a de produzir material didático teórico e prático inédito centrado no ensino da disciplina avançada Processamento Fotônico de Microondas: Comunicações Analógicas a Fibra Óptica de grande interesse para os Engenheiros de Telecomunicações, Eletrônico e de Redes, mas também útil para os Físicos. A disciplina no formato básico foi preparada pelo autor para ser oferecida em fase experimental em 2014.2. Em simbiose com o ensino, a proposta contempla pesquisa no tema em nível de Graduação, Mestrado e agora Doutorado.

Coordenador: Ricardo Marques Ribeiro.

Pesquisadores: Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Receptor Acusto-Óptico Ultra-Sensível para Comunicações e Monitoramento.

Descrição: O objetivo é desenvolver experimentalmente um receptor acusto-óptico para comunicações acústicas digitais que deverá apresentar uma sensibilidade extraordinária e largura de banda ajustável em até 17 MHz, sendo baseado em um interferômetro compacto a fibra óptica tipo MMI (Multi-ModeInterference ou modalmétrico) em seu front-end. A largura de banda fica apenas limitada pelo sub-módulo de foto-detecção utilizado. O front-endmodalmétrico constitui-se em num interferômetro de apenas um caminho óptico, e em decorrência disto não foi detectado influência térmica significativa. Isto confere ao modalmétrico uma grande vantagem sobre outros tipos de sensores. O receptor proposto incorpora ao núcleo MMI dois aperfeiçoamentos e duas inovações capazes de conferir ao dispositivo um caráter absolutamente original, nunca descritos em artigos, patentes ou na literatura em geral.

Coordenador: Ricardo Marques Ribeiro

Pesquisadores: Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Photon DevSys - Desenvolvimento de Dispositivos e Sistemas Fotônicos e MicrowavePhotonics para Telecomunicações e Energia Elétrica.

Descrição: O Projeto Photon DevSys é original, tendo como linha mestra o desenvolvimento de dispositivos e sistemas Fotônicos e MicrowavePhotonics inovadores para as Engenharias de Telecomunicações e Elétrica. A linha mestra deste Projeto, é a continuação (e ampliação) do tema de Pós-Doutoramento de 1,5 ano do autor no Départementd Óptique do Telecom Bretagne, campus de Brest na França, com o título Desenvolvimento do DIGIXING &ANALIXING - Novos Dispositivos Totalmente Ópticos de Digitalização & Mistura Fotônica para a Tecnologia Rádio-sobre-Fibra (RoF) - Plataforma CapilR do Telecom Bretagne de Brest/França.

Coordenador: Ricardo Marques Ribeiro.

Financiador(es): Bolsa da Capes/MEC, processo BEX 9096-11-6.

2014 - Atual

Desenvolvimento de Equipamento de Baixo Custo para Comunicação Óptica Por Espaço Livre (FSO).

Descrição: Este projeto tem como objetivo específico desenvolver um protótipo comercial de um par transmissor/receptor FSO de baixo custo, o qual deverá ter características iguais ou superiores àquelas apresentadas por similares importados, visando atender as necessidades de comunicação banda larga do mercado nacional, aplicações militares e substituir enlaces de microondas em hospitais e/ou áreas sensíveis.

Coordenador: Vinicius Nunes Henrique Silva.

Pesquisadores: Pablo Lopez, Ricardo Marque Ribeiro, Rafael Albino, Roberta Mesquita Silva e Alunos.

Financiador(es): AGIR - Agência de Inovação PROPPi/UFF - Bolsa.

2014 - Atual

Dispositivo de Visualização 2D e 3D para Guiamento e Controle de Veículos Aéreos não Tripulados para Planejamento e Execução de Missões de Vigilância.

Descrição: A pesquisa tem como principal objetivo desenvolver um dispositivo de visualização misto, de 2D e 3D com três modos de operação: planejamento, simulação e execução de missões de vigilância de veículos aéreos não tripulados (VANTS). O dispositivo em questão, em linhas gerais, permitirá:

a) que dois operadores possam compartilhar uma visão em 3D de um mapa projetado em uma mesa transmissiva ou reflexiva de dois ângulos de visão diferentes;

b) que os operadores possam interagir com o mapa, com os dedos, de forma a poder ampliá-lo e rotacioná-lo;

c) que os mesmos possam simular e/ou executar o guiamento e o controle, também com os dedos no modo planejamento e com um joystick no modo simulação, de no mínimo um VANTs;

d) e que possam visualizar o que os VANTs, munidos de câmeras filmadoras, estão filmando em duas dimensões através de uma segunda tela de projeção 2D. Acreditamos que o dispositivo a ser desenvolvido será um importante acessório dos VANTS, pois permitirá planejamento, simulação e execução de missões de vigilância: antiterrorismo, de guerrilha urbana e controle de fronteira.

Coordenador: Vinicius Nunes Henrique Silva.

Pesquisadores: Ricardo Marque Ribeiro, Andres Pablo Lopez Barbero, Laísa Carvalho, Cecília Machado Alves e Alunos.

Financiador(es): AGIR - Agência de Inovação PROPPi/UFF - Bolsa.

2014 - Atual

Telemetria para Serviços Fiber-to-the-Home.

Descrição: Construção de uma plataforma básica FTTH. Medições de parâmetros típicos de redes. Telemetria com uso de Labview.

Coordenador: Tadeu Nagashima Ferreira.

Pesquisadores: Vinicius Nunes Henrique Silva, Ricardo Marque Ribeiro, Andres Pablo Lopez Barbero, Leni Joaquim de Matos, Fábio José da Fonseca e Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Sensoriamento remoto de áreas do entorno de reservatório utilizando veículo aéreo não tripulado.

Coordenador: Thiago Vieira Nogueira Coelho.

Pesquisadores: Daniel D Silveira, Alexandre dos Santos Bessa, André Luis Marques Marcato, Alexandre Texeira Menezes, Leonardo Olivi e Alunos.

2013 - 2014

Refractômetro  Ambiental em fibra óptica baseado em grades de período longo.

Descrição: Estudo e implementação de um sensor refractométrico em fibra óptica baseado em grades de difração de período longo.

Coordenador: Thiago Vieira Nogueira Coelho.

Integrantes: Alunos.

 

Desenvolvimento

 

2012 - Atual

Apóio Técnico para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico no Laboratório de Comunicações Ópticas da UFF.

Descrição: Este projeto tem como objetivo obter apoio financeiro para o custeio de duas bolsas de Apóio Técnico, para o auxílio de atividades de Desenvolvimento Tecnológico e de Pesquisa que estão sendo realizadas no Laboratório de Comunicações Ópticas da UFF. Estes trabalhos de Desenvolvimento e Pesquisa são fruto do esforço dos professores responsáveis pelo citado laboratório, e que tem como principal motivação o impulsionamento destas atividades no âmbito do Curso de Mestrado em Telecomunicações recentemente credenciado pela CAPES (2004). Estes projetos estão demandando tanto o desenvolvimento de circuitos eletrônicos, quanto peças e dispositivos mecânicos. Estas demandas possuem um grau de complexidade, tal que os alunos envolvidos diretamente nos projetos encontram dificuldades em executá-las, além de consumir um tempo relativamente grande daquele disponível por estes.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Ricardo Marques Ribero e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T &A: 6.

2011 - 2014

W-PortNet Desenvolvimento de uma rede portátil para acesso Triple-Play sem fio a ser conectada em cabos OPGW de Linhas de Transmissão.

Descrição: Desenvolvimento de um sistema de comunicação para dar apóio às equipes de manutenção de Linhas de Transmissão. O sistema utilizou tanto tecnologia wireless (802.22 e 802.11) como tecnologia óptica DWDM sobre a rede óptica OPGW.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Pesquisadores: Ricardo Marques Ribero, Odair da Silva Xavier, Henrique de Oliveira Henriques, Wagner Zanco, Sydney Bragantine Germano e Alunos.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Auxílio financeiro.

2011 - Atual

Tecnologia USTDR (UltraSonic Time-Domain Reflectometer) para detecção e localização de vazamento de óleo isolante em Linhas Subterrâneas de 138 kV.

Descrição: O Objetivo deste projeto é a localização de falhas do isolamento de alta tensão em cabos subterrâneos isolados a óleo. O método de localização se baseia na tecnologia de reflectometria de ondas mecânicas ultrassônicas. Tal técnica pode ser aplicada tanto na área de distribuição de energia elétrica como em cabos de telecomunicações, uma vez que as ondas ultrassônicas não interferem diretamente com as ondas eletromagnéticas, permitindo a inspeção do cabo em operação.

Coordenador: Henrique de Oliveira Henriques.

Pesquisadores: Andrés Pablo López Barbero, Ricardo Marques Ribero, Odair da Silva Xavier, Wagner Zanco, Sydney Bragantine Germano e Alunos.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Light - Auxílio financeiro.

2010 - 2014

Desenvolvimento de multiplexação por divisão em comprimento de onda (WDM) em fibras poliméricas para redes ópticas residenciais.

Descrição: Esta proposta visou solicitar uma bolsa de Mestrado a ser oferecida a um estudante do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF) vigorada em agosto/2010, onde o proponente foi o orientador. A solicitação foi coerente com a concessão ao proponente da renovação de uma bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) com base no Projeto EnerGiga-X - Desenvolvimento de Tecnologias Ópticas de Acesso em Banda-Larga FTTH/FTTA/FITH e Supervisão para os Setores de Telecomunicações e Energia Elétrica . O tema básico proposto para a dissertação de Mestrado, com o codinome de EnerGiga-I (X = I = interno), abrange uma parte do Projeto da bolsa DT do proponente, ao mesmo tempo que possui escopo num nível de profundidade compatível com a de uma dissertação de Mestrado. O Projeto EnerGiga-X (X = E = externo ou X = I = interno) é original, tendo como linha mestra o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento da grande capilaridade da rede elétrica de distribuição visando também oferecer serviços de Telecomunicações em banda-larga com tecnologia óptica Fiber-to-the-Home (FTTH) ao usuário EnerGiga-E. Como um dos sub-produtos, o EnerGiga-E habilitará a implementação das Redes Residenciais de alta capacidade (Fiber-into-the-Home - FITH) EnerGiga-I, que foi justamente a motivação central da proposta a ser desenvolvida como dissertação de Mestrado. Visou então atender o setor de Telecomunicações, as distribuidoras de energia elétrica, setor industrial e de serviços, e o usuário em geral, contribuindo inclusive para a inclusão digital . A proposta abrange a área das Engenharias com os temas específicos predominantes Optoeletrônica e Tecnologias da Informação e Comunicação . A tese,  desenvolvida no Laboratório de Comunicações Ópticas (LaCOp) da UFF onde o proponente trabalha, compreende: Estudo do estado-da-arte a nível internacional das redes residenciais.

Coordenador: Ricardo Marques Ribero.

Pesquisadores: Andrés Pablo López Barbero, Medeiros, D. S. V e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2010 - Atual

Desenvolvimento de sistemas inteligentes baseados em sensores a fibra óptica para transformadores de potência.

Descrição: Desenvolvimento de um sistema óptico de monitoração acústica de descargas parciais para transformadores de potência e a instrumentação com fibra óptica de novos transformadores. Projeto ainda a ser contratado em 2009 pela Eletronorte.

Coordenador: Henrique de Oliveira Henriques.

Pesquisadores: Andrés Pablo López Barbero, Ricardo Marques Ribero, Odair da Silva Xavier, Wagner Zanco e Alunos.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

2009 - 2014

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas (INCT Fotonicom)

Descrição: Programa nacional promoveu o avanço nas comunicações ópticas mediante pesquisas colaborativas e transferência de conhecimento para a sociedade e o setor produtivo. As pesquisas visaram viabilizar tecnologicamente o crescimento da Internet nos próximos 20 anos, através de dispositivos nanofotônicos de baixo custo, tamanho e consumo.

Coordenador: Hugo Luiz Fragnito.

Pesquisa: Andrés Pablo López Barbero, Hugo Enrique Hernández, Figueroa Hypolito Jose Kalinowski, Ricardo Marques Ribero, Luiz Carlos Barbosa e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1

2009 - Atual

Centro de Desenvolvimento de Protótipos - Desenvolvimento de sistema de medição distribuída de temperatura e estiramento, baseado em fibras ópticas, para aplicações no setor de Petróleo e Gás.

Descrição: O presente subprojeto tem por objetivo o desenvolvimento de sistemas que permitem realizar medidas distribuídas (perfil) de temperatura e estiramento. Os sistemas são baseados em tecnologia opto-eletrônica e fibras ópticas. Estes sistemas utilizam fibras ópticas de especificações padronizadas como elemento sensor e funcionam com base em diversos mecanismos de espalhamento da luz como o espalhamento Rayleigh, Brillouin e Raman. As aplicações possíveis para o setor de gás e petróleo são diversas, como exemplos: monitoramento do perfil unidimensional de temperatura e/ou estiramento (tensões mecânicas) ao longo de estruturas mecânicas como risers e dutos verticais e horizontais, perfil de temperatura de alta precisão como da coluna d´água em campos de produção de petróleo, monitoramento de tensões mecânicas em plataformas de petróleo, etc.

Coordenador: Andrés Pablo López Barbero.

Integrantes: Ricardo Marques Ribero e Sergio Jose Mecena da Silva Filho.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

2010 - 2012

Desenvolvimento de um sistema inteligente de gerenciamento de vagas de estacionamento automotivo em vias públicas - e-SIGA.

Descrição: Esta proposta visou solicitar recursos para o desenvolvimento de um sistema inteligente para gerência de vagas de estacionamento automotivo em áreas urbanas. O sistema, chamado aqui de e-SIGA, permite ao gestor o controle absoluto das vagas existentes nas áreas de interesse. Tal sistema ainda oferece ao usuário a possibilidade de ocupar a vaga mais próxima por meio de informações obtidas via acesso WEB. O sistema estabelece áreas preferenciais para estacionamento por meio da aplicação de tarifas de estacionamento diferenciadas (por regiões e horários), incentivando o uso de transportes de massa para acesso aos centros de maior movimento, permitindo uma maior organização do trânsito nas vias públicas. O sistema permitiu, por exemplo, uma perfeita transparência das estatísticas de utilização das diferentes áreas de estacionamento, possibilitando a aplicação de política de tarifas para diferentes áreas e horários que descongestionem o trânsito nas áreas de interesse do gestor. Até onde é de conhecimento dos proponentes, esta proposta foi inédita em vários aspectos, tais como: localização antecipada de vagas livres via WEB e tarifação fracionada e gerência remota dos parquímetros. O sistema permite a utilização de diversos outros serviços como, por exemplo, o monitoramento urbano por câmera, a partir da infra-estrutura instalada.

Coordenador: Ricardo Marques Ribeiro.

2012 - Atual

Cidades Digitais- SUB-PROJETO TIC - Planejamento e Análise do Desempenho para Redes Multimídia: Aplicação no contexto de cidades digitais.

Descrição: O sub-projeto tem como objetivo realizar o estudo sobre as tecnologias de amplificação óptica e o impacto no desempenho destes sistemas em termos de aumento da capacidade, da largura de banda de transmissão e do alcance em redes de telecomunicações. O objetivo deste trabalho é realizar estudos numéricos, baseados em modelos de propagação CW e modelos de propagação de sinais sobre a influência de bombeios, para amplificação Raman e para amplificadores com fibras dopadas com Érbio (EDFA). Montagens experimentais serão realizadas para a validação do modelo com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho de um sistema de telecomunicações baseadas em sistemas de transmissão de alta capacidade por fibras ópticas com longo alcance.

Coordenador: Thiago Vieira Nogueira Coelho.

Integrantes: Antonio Manoel Ferreira Frasson e Maria José Pontes.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.