Pesquisa

 

2013 - Atual

Caracterização, modelagem e simulação do Canal Acústico Submarino.

Descrição: O projeto visa realizar a caracterização, modelagem e simulação do canal acústico submarino (CAS) a partir de dados obtidos de sondagens realizadas no ambiente submarino.

Coordenador: Eduardo Rodrigues Vale.

Pesquisadores: Leni Joaquim de Matos, Júlio Cezar Rodrigues Dal Bello, José Panaro, Pedro Armando Vieira e Alunos.

Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5.

2009 - Atual

Caracterização e Simulação do Canal Radiomóvel

Descrição: O projeto visa a caracterização, faixa estreita e faixa larga, e a simulação de uma variedade de canais radiomóveis, tanto internos (indoor) quanto externos (outdoor), com influência de vegetação e edificações, dentre outras. Com isto, um banco de dados, criado a partir de medições realizadas nesses canais, está sendo criado, e os diversos parâmetros dos mais variados tipos de canais estão sendo obtidos empiricamente, contribuindo para a simulação dos mesmos. Dentre tais parâmetros, podem ser citados: taxa de cruzamento de nível, duração média de fading, retardo médio, espalhamento de retardo, banda e tempo de coerência do canal, deslocamento e espalhamento Doppler. O custo elevado na realização de medições no canal radiomóvel quando se projeta um sistema, torna importante o estudo da simulação do canal, auxiliada pela caracterização do mesmo. Assim, o estudo de diferentes técnicas, aliado à teoria estocástica para maior aprofundamento das mesmas, vem contribuir para a realização de simulações que ajudam na otimização dos projetos de sistemas de comunicações móveis, quer seja na escolha apropriada de taxa de transmissão e tipo de modulação empregada ou na necessidade de equalizador, dentre outras. Os trabalhos que estão sendo realizados envolvem medições outdoor em alguns meios com diferentes características, como urbanos, suburbanos, rurais, com e sem vegetação, e indoor, como laboratórios, shoppings, metrô e escritórios, levando à caracterização dos mesmos. Outros trabalhos realizam a simulação desses canais empregando técnicas existentes, complementadas com alguns conceitos novos em teoria estocástica. Dissertações, trabalhos de final de curso e artigos foram e continuam sendo gerados. Outros artigos também foram submetidos e aguardam aceitação.

Coordenador: Leni Joaquim de Matos.

Pesquisadores: Edson Cataldo, Tadeu Nagashima Ferreira, Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos e Alunos.

Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 18.

2010 - Atual

Medição e caraterização do canal de radio propagação dos Sistemas de Radiodifusão Digital (Radio, SBTVD) e Redes de Acesso de Banda Larga (WiMAX, WCDMA) e desenvolvimento de metodologias de avaliação da unidade receptora decodificadora de televisão.

Descrição: O foco principal das atividades do projeto está no desenvolvimento de metodologias e procedimentos aplicados à metrologia científica em telecomunicações. O projeto de pesquisa baseia-se em duas áreas. A primeira corresponde à caracterização do canal de propagação em sistemas de comunicação sem fio, a segunda focada na avaliação das unidades receptoras de sistemas de radiodifusão (Televisão e Radio).

Coordenador: Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos.

Pesquisadores: Augusto Pereira Da Soledade, Winicius Evangelista Rosa, Talita Tavares Nascimento e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2015 - Atual

Desenvolvimento de Antenas de Microfita para uso como etiquetas de RFID.

Coordenadora: Vanessa Przybylski Ribeiro Magri.

Pesquisadores: Jorge Ângelo Mitrione de Souza, Leni Joaquim de Matos, Ricardo Marques Ribeiro, Tadeu Nagashima Ferreira, João Marcos Meirelles da Silva, Odair S. Xavier, Jaqueline Silva Pereira, Alexandre Santos de La Veja, Sydney Bragantine Germano e Alunos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2014 - 2014

Sistema Radar.

Descrição: Foi feito o desenvolvimento de um sistema radar que utiliza a tecnologia de integração de circuitos de altas frequências por meio de guia de ondas em substratros FR-4.

Coordenador: Vanessa Przybylski Ribeiro Magri.

Pesquisadores: Alunos.

2013 - 2014

Título: Desenvolvimento de um circuito recuperador de relógio aplicado à comunicações ópticas.

Descrição: Considerando a nova tecnologia de Feed-back Loop Amplifier, este trabalho apresentou como proposta a possibilidade de desenvolver um protótipo de circuito recuperador de relógio para a faixa de 2 GHz a 10 GHz (2 Gbit/seg a 10 Gbit/seg), o que serviu como ponto de partida para estudo e desenvolvimento de componentes e dispositivos de optoeletrônica em altas taxas de transmissão, conforme padrão 100GB Ethernet e 400GB Ethernet aplicados à comunicação óptica.

Coordenadora: Vanessa Przybylski Ribeiro Magri.

Pesquisadores: Leni Joaquim de Matos, Ricardo Marques Ribeiro, Andrés Pablo López Barbero e Alunos.

Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro.

2011 - 2014

Redes ópticas de altas velocidades.

Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de Novas Tecnologias aplicadas a comunicação de dados de Redes ópticas de 100 Gbit Ethernet.

Coordenador: Marbey Manhães Mosso.

Pesquisadores: Vanessa Przybylski Ribeiro Magri , Juliana Barros Carvalho, Jorge Ângelo Mitrione de Souza e Alunos.

Financiador(es): Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - Outra.

2014 - Atual

CNPq-Universal Faixa A: Utilização eficiente de canais de comunicação sem fio.

Descrição: Abrange os seguintes tópicos:

a. Rádios cognitivos e sensoriamento espectral

b. Comunicação com redundância reduzida e aspectos práticos de comunicações multiportadoras

c. Comunicações subaquáticas..

Coordenador: Martins, Wallace A.

Pesquisadores: Tadeu Nagashima Ferreira, Paulo Sergio Ramirez Diniz, Marcello L. R. de Campos e Iker Sobron.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2014 - Atual

Faperj APQ1 - Telemetria para Serviços Fiber-to-the-home.

Descrição: Construção de uma plataforma básica FTTH. Medições de parâmetros típicos de redes. Telemetria com uso de Labview.

Coordenador: Tadeu Nagashima Ferreira.

Pesquisadores: Leni J. de Matos, Ricardo Marques Ribeiro, Andrés Pablo Lopez Barbero, Vinicius Nunes Henrique Silva, Fábio José da Fonseca e Alunos.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de orientações: 2.

2011 – 2013

 Análise da eficiência e da qualidade de serviço (QoS) de sistemas de telecomunicações para aplicação em telemedicina.

Descrição: A Telemedicina é uma ferramenta fundamental que integra as ciências da saúde e das telecomunicações por possibilitar a interação virtual do médico com o paciente. Este projeto teve por objetivo avaliar a eficiência e a qualidade da comunicação de dados médicos utilizando sistemas e protocolos específicos que atendam a padrões internacionalmente aceitos. Para tanto, foram realizadas medições em canais de propagação fixos e móveis, e os resultados serão publicados na literatura técnica. O projeto prossegue, porém minha participação terminou em 2013.

Coordenador: Julio Cesar Dal Bello.

Pesquisadores: Tadeu Nagashima Ferreira e Alunos.

 

Desenvolvimento

 

2013 - 2014

Otimização de sistemas acústicos para comunicação submarina.

Descrição: Este projeto desenvolveu um protótipo de modem acústico submarino nacional, desenvolvido em software, gerando relatórios trimestrais, e contemplando: 1. Desenvolvimento de estudos e testes objetivando adquirir-se conhecimento adicional para o canal submarino; 2. Desenvolvimento de estudos e testes relativos aos sistemas de transmissão e recepção do canal submarino e seus produtos; 3. Desenvolvimento de estudos e testes relativos à utilização de associações (arrays) de projetores e seus produtos.

Coordenador: Eduardo Rodrigues Vale.

Pesquisadores: Leni Joaquim de Matos, José Panaro, Pedro Armando Vieira, Júlio Cesar Rodrigues Dal Bello e Alunos.

Financiador(es): Centro de Análises de Sistemas Navais - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1.

2013 - 2014

Otimização de sistemas acústicos para comunicação submarina.

Descrição: 1. Desenvolveram-se estudos e testes objetivando adquirir-se conhecimento adicional para o canal submarino, com base nos seguintes aspectos: 1.1 Definição das melhores Frequências e Larguras de Banda respectivas, para a comunicação; 1.2 Realização de Sondagens no canal para sua caracterização e futura modelagem;  1.3 Avaliação do efeito de Multipercursos e Doppler; 2. Desenvolvimento de estudos e testes relativos aos sistemas de transmissão e recepção do canal submarino, relativamente aos seguintes aspectos: 2.1 Avaliação do esquema de modulação mais conveniente (GFSK, DSSS, OFDM e outras); 2.2 Definição do esquema de codificação ideal para a melhoria da taxa de erro de transmissão; 2.3 Avaliação da utilização de esquemas de codificação/modulação alternativos; 2.4 Estudo de técnicas para minimização do Efeito Doppler; 2.5 Implementação de técnicas de codificação espaço-temporal; 2.6 Determinação da Capacidade máxima utilizável para a transmissão; 3. Desenvolvimento de estudos e testes relativos a utilização de associação (arrays) lineares de projetores, objetivando o seguinte: 3.1 Determinação, em ambiente marinho, de diagramas de radiação/ganho de arrays de projetores; 3.2 Avaliar-se o emprego de arrays lineares com espaçamentos variáveis e com projetores operando em fase; 3.3 Avaliar-se o emprego de arrays lineares de projetores utilizando técnicas de simulação adaptativas para orientação do feixe; 3.4 Estudar e propor alternativas de emprego da tecnologia MIMO n transmissão, para melhoria da relação sinal/ruído; 3.5 Desenvolver-se novas técnicas para se conseguir uma modelagem de diagrama de conjuntos de projetores.

Coordenador: Eduardo Rodrigues Vale.

Pesquisadores: Leni Joaquim de Matos, José Panaro, Pedro Armando Vieira, Júlio Cesar Rodrigues Dal Bello e Alunos.

Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 5.